Buscar
  • Rodrigo Eckmann

Todo mundo sabe o que é CRM, mas pouco sabem o que é RQE ou a sua importância.

Atualizado: 23 de Dez de 2020


O que é RQE?

  1. O que é CRM?

  2. Afinal o que é RQE, não basta ser médico para atender em uma especialidade?

  3. Qual é a importância disso?

1) O que é CRM? Todo médico tem seu número de CRM?


A grande maioria das pessoas sabe que para ser médico no Brasil é preciso ter feito faculdade de medicina no país e assim que o estudante termina a faculdade, precisa se registrar no Conselho Regional de Medicina de seu estado para poder exercer a profissão. No caso de estudantes que se formam fora do país, apesar de poderem ser chamados de médicos, não podem exercer legalmente a profissão no país, antes de prestar uma prova que valide o seu diploma.


O registro do médico, chama-se CRM médico, garante que aquele profissional está qualificado e tem a autorização do Conselho de Medicina para trabalhar em ambientes clínicos, ambulatoriais e hospitalares, prestando atendimento aos pacientes.


2) Afinal o que é RQE, não basta ser médico para atender em uma especialidade?


A resposta correta é não. O RQE significa Registro de Qualificação de Especialização, que é um registro complementar, emitido pelo Conselho Regional de Medicina de cada estado, que garante que o profissional, além de apto a exercer a Medicina, é também especialista em alguma área. Sendo assim, o RQE serve para identificar, de forma clara, que um profissional da saúde é especialista em uma determinada área da Medicina. Importante dizer, que não basta ter feito a especialidade médica, para ter o RQE, antes é necessário ter sido aprovado pela Sociedade ou Colégio da especialidade, que exigem dos médicos conhecimentos essenciais para que tratem com excelência os pacientes.


3) Qual é a importância de passar por atendimento com um médico que tenha RQE da sua especialidade?


Como foi dito anteriormente, o RQE garante que o profissional especializou-se em determinada área da Medicina e foi aprovado em prova específica da especialidade, trazendo mais tranquilidade quando for fazer uma consulta, cirurgia ou exame de imagem, por minimizar o risco de erro devido ao longo tempo de estudos e qualificação do profissional.


Portanto, quando for marcar uma consulta ou exame de imagem, procure saber se a instituição trabalha somente com médicos com Título de Especialista registrados no RQE e CRM do seu estado. Não procure o mais barato, procure um médico capacitado.



Dr. Rodrigo Velloso M. Eckmann

Médico Radiologista

CRM-SP 133.360

RQE 63264

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo